top of page
  • Foto do escritorBlog Pro Luster

As 10 estradas mais bonitas do Brasil


Para quem acha que o caminho é melhor do que o destino, listamos as 10 estradas eleitas pelo Canal Rural da UOL, como as mais bonitas do Brasil:


10 – Serra da Piedade (próximo à BR-381) – Minas Gerais

Localizada no município mineiro de Caeté, a via – que alcança 1.746 metros de altitude. No alto da serra, encontra-se a antiga capela de Nossa Senhora da Piedade, que conta com uma imagem creditada a Aleijadinho. Asfaltada, a estrada dispões de uma visão panorâmica da região e é um dos principais pontos turísticos do estado.



9 – Rodovia Rio-Santos (BR-101) – São Paulo e Rio de Janeiro

A belíssima paisagem conta com muitas montanhas e o litoral, que pode ser visto do asfalto em grande parte da extensão. São 457 quilômetros de percurso, que passa pelas praias de Boraceia, Juqueí, Ubatuba, Angra dos Reis, Ilha Bela e Paraty.


8 – Estrada Real (BR-040, BR-120 e BR-259) – Minas Gerais

A Estrada Real é considerado uma das mais históricas do país e é dividida em 2 principais caminhos. O caminho velho ou caminho do ouro, foi o primeiro oficializado pela Coroa Portuguesa e liga Ouro Preto à Paraty. O caminho novo foi criado com a intenção de ter um transporte mais seguro ao porto do Rio de Janeiro, já que na época, as cargas corriam sério risco de serem atacadas por piratas na rota marítima entre Paraty e Rio de Janeiro.

7 – Rota do Sol (RN-063) – Rio Grande do Norte


Começa em Natal e percorre todo o litoral do Rio Grande do Norte, até chegar à Praia de Pipa. O caminho tem poucas curvas mas exige cuidado com os animais que frequentemente atravessam.


6 – Estrada das Hortências (BR-495) – Rio de Janeiro


Liga Teresópolis a Petrópolis, chegando também a outras localidades, como o lugarejo Sana, na Serra de Macaé. São cerca de 37km, por uma das estradas mais antigas de concreto do país, com pista estreita, administrada pelo DNIT, que exige cuidado do motorista, mas que oferece paisagens únicas, algumas que parecem lunares.


5 – Rota Romântica (BR-116 e RS-235) – Rio Grande do Sul


Localizada entre a planície do Vale dos Sinos e o Planalto da Serra Gaúcha, a 40 quilômetros de Porto Alegre, a Rota Romântica é um roteiro irresistível, onde a cultura alemã e o clima europeu são destaques. Veja as fotos e se apaixone por esse clima. Nessa rota, qualquer veículo pode trafegar. Além disso, a pista não é perigosa.


4 – Chapada Diamantina (BR-242) – Bahia


A Bahia costuma ser lembrada pelas praias e ilhas paradisíacas que integram o território do estado, porém, elas não são os únicos atrativos das terras baianas. Na região central, é possível encontrar um verdadeiro paraíso natural, repleto de vales, cachoeiras e rios, que atrai centenas de turistas e é muito conhecido entre amantes de trilhas e acampamentos: a Chapada Diamantina.


3 – Rodovia Interoceânica (Estrada do Pacífico) – Acre

Também conhecida como a Estrada do Pacífico – liga Rio Branco, no Acre, à cidade de Cusco, no Peru. Essa é a mais “estrangeira” das estradas da lista, mas é justificável a sua presença na seleção: o percurso une paisagens da Amazônia e montanhas cobertas de neve no Peru. Mas é preciso tempo para completar o trajeto, afinal, são 15 dias de viagem.


2 – Maceió/Maragogi (AL-101) – Alagoas

Os motoristas que gostam de dirigir em climas litorâneos precisam passar pela estrada que liga os municípios de Maceió e Maragogi. A viagem, que pode ser feita por qualquer veículo, percorre todo o litoral alagoano e conta com um trecho muito próximo ao mar, entre Camaragibe e Maragogi. Bem perto mesmo! Maragogi conta com oito praias, em 22 quilômetros de extensão.

1 – Serra do Rio do Rastro (SC-438) – Santa Catarina


A estrada, que faz a ligação entre o litoral e a Serra Catarinense, está localizada entre os municípios de Bom Jardim da Serra e Lauro Muller. Ela possui 12 quilômetros de extensão, muitas curvas fechadas e é coberta pela Mata Atlântica. No ponto mais alto do percurso, está o mirante de Bom Jardim da Serra, que fica a 1.467 metros de altitude e possibilita uma visão incrível da região. Caminhões são permitidos, mas é preciso que não seja nenhum veículo muito longo, como um nove-eixos, por exemplo.


Já passou por algum desses lugares? Conhece algum outro que deveria entrar para a lista?

116 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Komentar


bottom of page