top of page
  • Foto do escritorBlog Pro Luster

Mercedes lança 1º veículo sem retrovisor no Brasil

O caminhão Actros será lançado em abril de 2020 e foi uma das atrações da Mercedes na Fenatran. A 22ª edição do Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Carga abriu as portas ao público na última segunda-feira (14), em São Paulo.

Sistema de câmeras


A tecnologia que substitui retrovisores por câmeras foi batizada pela Mercedes-Benz de MirrorCam, e será vendida como opcional. O dispositivo utiliza câmeras instaladas nas laterais da cabine que projetam imagens em duas telas de 15 polegadas. Uma fica do lado do motorista e a outra, do passageiro.


De acordo com a Mercedes, o sistema de MirrorCam leva várias vantagens contra os espelhos convencionais. Além do aumento do nível de segurança, há redução do consumo de combustível. As pequenas câmeras posicionadas no lugar dos retrovisores melhoram a aerodinâmica. A menor resistência ao ar contribui para diminuir o gasto de diesel.


Mais segurança


A Mercedes informa que o MirrorCam melhora a visibilidade ao redor do caminhão. Isso aumenta a segurança do motorista, de pessoas nos arredores e do transporte de carga.

O motorista pode visualizar claramente pessoas e objetos a até 250 metros de distância do Actros. Há ainda a função “vista para manobra”, que permite melhorar o campo de visão quando o caminhão estiver rodando a até 10 km/h.


O sistema também permite melhor visão noturna. O motorista pode ajustar o tipo de projeção das imagens de acordo com sua preferência. Além disso, há sensor de luminosidade, que ajusta de forma automática o brilho do retrovisor de acordo com a claridade do ambiente.


Central Multimídia


Outros destaques do Mercedes Actros são os dois painéis digitais e o sistema de conectividade. A central multimídia permite espelhamento de celulares com sistema operacional Apple CarPlay e Android Auto. Há ainda recarga do telefone sem necessidade de uso de fio.


Audi lança SUV sem retrovisores


Até então a Audi era cotada para lançar o primeiro veículo sem retrovisores em maio de 2020. O elétrico Audi E-tron, também oferecerá um sistema semelhantes como opcional. O modelo da Audi é um SUV. Portanto, deve manter o posto de primeiro carro de passeio do País que tem os retrovisores convencionais substituídos por câmeras.


Video: Youtube

22 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page