Montadora alemã promete neutralizar emissões de CO2 nos veículos e nas fábricas até 2039
A Mercedes-Benz apresentou durante a conferência CES 2020, em Las Vegas, a sua visão de futuro no qual os veículos serão ecológicos e a indústria automotiva estará em harmonia com o meio-ambiente. Segundo Ola Källenius, presidente da montadora alemã, até 2039 toda a frota, desde a fase de produção, será neutra em emissões de CO2.
O plano de sustentabilidade conta com várias frentes. Em relação à fabricação, até 2030, a Mercedes pretende reduzir 40% da energia, 30% da água e 40% da geração de lixo em cada veículo produzido na Europa. Depois, a empresa vai replicar o modelo para as fábricas no resto do mundo.
Já no âmbito energético, a proposta da Mercedes é evoluir as baterias que hoje movem os carros elétricos. A ideia é projetar uma “bateria orgânica”, cuja reação química libera energia para o motor e dispensa materiais químicos, funcionando assim, com eletrólitos na própria água.. Em resumo, os carros do futuro seriam “movidos à água”. De acordo com a companhia, a “bateria orgânica” já funciona em laboratórios e estará no mercado em até 15 anos.
Outra frente em que a empresa foca nas próximas décadas é a questão das matérias-primas utilizadas nos veículos. A ideia da Mercedes é que os carros tenham 95% de materiais recicláveis. A montadora apresentou no CES 2020 o carro-conceito AVTR (foto), em que componentes veganos e “microfibra ecológica” substituem a maior parte das matérias-primas tradicionais.
De acordo com Källenius, a sustentabilidade está ligada à mudança como os carros são fabricados, e não no fim da mobilidade particular. "Existe a saída fácil. Alguns podem defender reduzir os deslocamentos ou parar toda a produção de carros. Mas as pessoas valorizam a mobilidade individual. Nós acreditamos que a solução não é menos carros, mas carros melhores", afirma.
Fonte: startse.com
Comments