top of page
  • Foto do escritorBlog Pro Luster

Esguicho sem água é multa



Conduzir um carro sem algum equipamento obrigatório ou com algum deles inoperante, é infração grave, passível de multa e retenção do veículo, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ,em seu artigo 230.

O limpador e lavador de para-brisas (esguicho) está previsto como item obrigatório, conforme artigo abaixo:


"Art. 1º. Para circular em vias públicas, os veículos deverão estar dotados dos equipamentos obrigatórios relacionados abaixo, a serem constados pela fiscalização e em condições de funcionamento:

I – nos veículos automotores e ônibus elétricos:

1) para-choques, dianteiro e traseiro;

2) protetores das rodas traseiras dos caminhões;

3) espelhos retrovisores, interno e externo;

4) limpador de para-brisa;

5) lavador de para-brisa;"


Sendo assim, a multa por falta de água no lavador ou limpador de para-brisa custa R$ 195,23. A penalidade administrativa adotada para a infração, retenção do veículo, pode ser realizada para regularização da situação do automóvel. Vale lembrar que ter as palhetas do limpador ressecadas, também é passível de multa, pois sua ineficácia compromete a visão do condutor durante a chuva.


É importante lembrar de adicionar algum aditivo detergente ao seu esguicho, pois apenas a água pode não ser capaz de remover sujidades mais pesadas que venham a atingir o para-brisas. Para isso, recomendamos o uso do Limpador Multiuso da Pro Luster. Basta adicionar 50ml no reservatório e você não ficará na mão caso precise remover aquele barro lançado pelo caminhão da frente, ou as fezes de pássaros ao estacionar na sombra.




698 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page