top of page
  • Foto do escritorBlog Pro Luster

Carros da BMW terão internet 5G a partir de 2021


Precariamente temos 4G no Brasil — e com velocidades notadamente menores que sistemas similares em países desenvolvidos. Enquanto isso, a BMW anunciou na CES 2020 em Las Vegas a estreia da tecnologia 5G em seus carros já para o ano que vem.


O novo conceito de comunicação usa equipamentos da Samsung e irá estrear na versão de produção do SUV elétrico iNext. A montadora afirmou que o restante da gama também irá receber a tecnologia de forma gradual conforme os modelos forem sendo atualizados.


Naturalmente os carros equipados com 5G precisarão rodar em locais atendidos pela nova tecnologia, o que não é o caso do Brasil. Somente no mês passado a Anatel disponibilizou as primeiras frequências para o sistema no Brasil, mas as operadoras de telefonia afirmam que o 5G não chegará ao país antes de 2021.

Com velocidades de até 1 gb/s, o 5G virtualmente elimina qualquer atraso na transmissão de vídeos por streaming, troca de dados na nuvem e acesso à internet. Mas, para os automóveis, a maior vantagem está no futuro dos carros autônomos.


Ainda que esses modelos não precisem de acesso à internet, a conexão deles com a rede permite um controle mais preciso não só dos automóveis, mas da infraestrutura urbana.

Isso permite, por exemplo, que o carro “avise” ao semáforo mais próximo que está se aproximando, possibilitando uma redução ou até a eliminação do tempo de espera do semáforo vermelho.

A conexão 5G nos automóveis exige um chip de celular (SIM Card) à parte. Esse chip pode vir embutido no multimídia do carro, como no Chevrolet Onix, ou pode vir em um compartimento exclusivo, para possibilitar sua troca.


Fonte: quatrorodas

8 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page